Aprender a pensar: uma habilidade que o aluno carrega para a vida toda.

No Fundamental Anos Iniciais o foco está no exercício de saber fazer perguntas para aprender a aprender, sem perder de vista, o domínio da leitura, da escrita e das operações lógicas-matemáticas, por meio de materiais diversificados, tecnologia eficiente e a metodologia do ‘Aula dada, Aula estudada’ – importante estratégia educacional que conduz à criação do Hábito de Estudo.

Apresenta aulas organizadas:

• Que equilibram a apresentação da matéria e a participação do aluno;
  • Propõe uma diversificação de estratégias: Possibilitando a adequação às necessidades de cada escola;
  • Exercita diferentes linguagens: Permitindo o contato com diversos canais de construção do saber na modernidade;
  • Transforma o estudo em hábito: O que significa integrar as tarefas ao cotidiano do aluno, sem abrir mão do lazer;
  • Permite o acompanhamento de mudanças individuais: Essencial para manter a aprendizagem ao longo do período que vai da infância à pré-adolescência;
  • Valoriza a Interdisciplinaridade: Que permite perceber as relações entre as diversas áreas do conhecimento humano.

Material Didático

O Anglo no Ensino Fundamental = Tradição e Modernidade

Onde está a tradição?

No que sempre deu certo: na valorização do conteúdo disciplinar, na precisão de conceitos e noções, no estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, na exigência de estudo diário.

E a modernidade?

Na incorporação de novas estratégias pedagógicas, ancoradas em experimentações bem-sucedidas, como inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.

Coesão do projeto didático-pedagógico

Do 1º ao 9º ano, valoriza-se o trabalho interdisciplinar, visando à formação integral do aluno.

Aprendizagem progressiva

A maioria das disciplinas trabalham com o currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nos anos.

Aula dada, aula estudada

Tudo gira em torno da aula. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos alunos de forma natural. Eles diariamente estudam em casa a aula dada, ao fazer as tarefas.

Organização do material – 1º ao 9º ano

O Caderno do aluno é entregue em quatro remessas por ano. Traz o conteúdo distribuído por blocos de aulas, todos com a teoria, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares.

Corpo docente capacitado

Os professores que utilizam o Sistema Anglo de Ensino recebem o Manual do Professor, que apresenta a fundamentação teórica do material, sugestões para o planejamento e a condução de todas as aulas, indicações de atividades extras, materiais e recursos didáticos.
Além disso, participam de treinamentos presenciais, conduzidos pelos próprios autores do material.

Atualização on-line

Sempre que desejarem, os professores podem trocar informações com os autores por meio de um canal de comunicação exclusivo, disponível na internet, e utilizar recursos de multimídia.

Parceria com a escola

Bimestralmente, a escola recebe sugestões de questões para provas, nas quais se privilegiam o raciocínio e a aplicação do conhecimento.

A programação anual desenvolve-se de acordo com o calendário escolhido pela escola e prevê espaços para a realização de atividades a seu critério. Isso é garantia de que os alunos terão toda a matéria de seu ano, além de participar dos eventos exclusivos de sua escola.

Estudante criativo e versátil

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais que aprenderam a ser criativos e versáteis desde os primeiros anos de vida.

Com o material do Sistema Anglo de Ensino, ao término do Ensino Fundamental os alunos terão desenvolvido:

• autonomia para aprender, por meio de leitura, escrita e raciocínio lógico;
  • compreensão do seu ambiente natural e social, do sistema político, dos patrimônios culturais da humanidade e dos valores sociais;
  • conhecimentos e habilidades imprescindíveis à convivência familiar e social, de modo a contribuir para o bem-estar coletivo.