Ensinos
Metodologia
Entendemos que a Educação Infantil é a primeira etapa de um processo educativo que se estenderá pelos vários anos da escolaridade formal. É nela que as crianças constroem inúmeros modelos de aprendizagem, criam sua identidade pessoal e coletiva através de interações e experiências cotidianas que vivenciam, portanto, devem ser criadas as condições para que elas se percebam aprendendo e como agentes no processo educacional.
A construção das aprendizagens e relações sem abrir mão do direito pleno de viver a infância.
É importante destacar que as crianças aprendem ativamente: brincando, imaginando, observando, perguntando, experimentando, estabelecendo relações. Em síntese, elas aprendem principalmente fazendo. Para que essas características tenham seu espaço de manifestação assegurado, o Colégio Alfa e Ômega garante que as crianças se sintam seguras e acolhidas no ambiente escolar, além de serem oferecidas as oportunidades de elas expressarem seus interesses, suas necessidades, suas dúvidas e suas percepções.
Material Didático
O material do Sistema Anglo de Ensino para Educação Infantil foi escrito para crianças, mas não é um material infantil: ele faz jus ao potencial cognitivo dos alunos. Atende crianças a partir de 1 ano e 8 meses até o último ano da Educação Infantil.
Integração das atividades
Seguindo as concepções recomendadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nosso material garante a efetivação dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, elaborando proposições que gerem situações em que as crianças possam conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se através dos campos de experiências.
Composição do material
Cada nível é composto de quatro volumes, todos multidisciplinares.
De acordo com o nível, as crianças recebem material de apoio – por exemplo, conjunto de letras e caderno de linhas verdes.Cada nível é composto de
quatro volumes, todos multidisciplinares.
De acordo com o nível, as crianças recebem materiais de apoio – por exemplo:
ü conjunto de letras;
ü livros de histórias infantis;
ü coletânea de músicas exclusivas;
Tecnologia que ensina
Softwares educativos, selecionados por equipe pedagógica especializada, acompanham o material.
Um exemplo é o CD-Rom “Coelho Sabido”, com atividades interativas que ensinam e divertem.
Corpo docente capacitado
Os professores que utilizam o Sistema Anglo de Ensino recebem o Manual do Professor, que apresenta a fundamentação teórica do material, sugestões para o planejamento e a condução de todas as aulas, indicações de atividades extras, materiais e recursos didáticos.
Além disso, participam de treinamentos presenciais, conduzidos pelos próprios autores do material.
Personagens “reais” – uma turma do “barulho”
Toda a coleção é ilustrada por personagens criadas especialmente para estimular as crianças na compreensão do mundo que as cerca. É a Turma do Luan, que vive e compartilha aventuras com os alunos.
Atualização on-line
Sempre que desejarem, os professores podem trocar informações com os autores por meio de um canal de comunicação exclusivo, disponível na internet, e utilizar recursos de multimídia.
Um bom começo para os melhores resultados
Ao término da Educação Infantil, os alunos terão adquirido competências essenciais à continuidade de sua vida escola, com:
- apropriação das noções básicas de leitura e escrita;
- compreensão do ambiente natural e social;
- capacidade de apreciar diversas manifestações artísticas;
- desenvolvimento de raciocínio lógico;
- incorporação de conceitos de ética e cidadania.